- Marketing viral, mídias sociais, inovação e tendências em publicidade online.

Foto Meio e Mensagem
Tive a chance de assistir ao debate da manhã desta quarta-feira, 12/03, no Proxxima. O tema era “O Fenômeno dos Blogs – Chegou a hora de virar mídia?”.
Por si só o tema me parece estéril. Blogs já são mídia e como tal devem ser encarados. E isto significa, como leitor escolher o que ler e como anunciante escolher o que anunciar e onde.
Isto posto, cheguei ao WTC de São Paulo com a expectativa que os nobres painelistas (Alexandre Fugita - TechBits, Claudio Roca - BlogTV Inc., Carlos Cardoso - Problogger e Contraditorium, Edney Souza - Interney, Fabio Seixas - Camiseteria e Renato Shirakashi - Via6) tivessem um ponto de vista mais fresco e renovado do que vi nos últimos BlogCamps, Campus Party e demais encontros.
E, sinceramente, a perspectiva da moderação do Wagner “Mr Mason” Martins da Agência Espalhe, não me agradava por apontar um rumo de conversa mais voltada para o que são blogs do que como usar blogs como mídia e veículo de interesse para agências e anunciantes.
Minha percepção se mostrou correta no primeiro slide da apresentação do moderador. Peraí, PPT do moderador? A idéia é que o moderador de uma conversa profunda como essa seja simplesmente um facilitador, não uma estrela em si só.
Enfim, Mr Mason começou com uma brincadeira sobre templates e conteúdos relevantes, seguida de uma saraivada de piadinhas internas ente os painelistas e, após um rambling de quase 10 minutos, finalmente passa a palavra para o primeiro debatedor.
Edney Souza descreve, brevemente, como o blogueiro recebe, adapta e reproduz os conteúdos que lhes chega. Basicamente recuperando o conceito de “prosumer” do Alvin Toffler.
A surpresa agradável do painel foi o Claudio Roca, do BlogTV Inc e parceiro da organização do evento. O cara falou concisamente, tentou puxar a discussão para assuntos que eram relevantes para o público que estava na platéia – publicitários, anunciantes, empresários – e chamou para si alguns argumentos válidos na discussão de blogs como mídia. Mas, mais importante, foi o primeiro a citar o termo Social Media no palco.
Quando a conversa foi para o Renato do Via6.com, o próprio Fugita e o Cardoso, a conversa caiu num inacreditável revival de todos os blogcamps e barcamps que já vi: Post Pago, anúncios em blogs, banners x review x resenha, post em troca de brindes.
Foram 45 minutos de relógio, com intervenções a cada 5min do moderador, direcionando as conversas para um lado pessoal que culminou na troca de figurinhas e histórias de guerra que só quem estava no palco conhecia.
Enquanto isso, na platéia, um grande número de twitteiros (e diversos outras pessoas que pagaram mais de R$ 2000 pela inscrição), exibiam caras que variavam entre espectador de filme iraniano à cara de revolta pela oportunidade que se esvaía em argumentos fracos e mal concatenados.
Resumindo a ópera (bufa): faltou falar por que anunciar em blogs – ou outra ferramenta de social media – é relevante para um certo cliente, qual o retorno, audiência x segmentação, métricas, etc.
Faltou gente de mercado lá em cima, pra compensar a presença de um lado só do espectro.
Faltou moderação isenta.
Sobrou chance desperdiçada.
Jeff Paiva é gerente de Social Media da Agência Click.
Publicação autorizada pelo autor que no momento está com seu blog fora do ar devido ao elevado número de acessos.
Divulgue:
Wagner “Mr Mason” Martins
Março 13th, 2008 às 6:17 pm
Moderação isenta?
Tenho um blog considerado “grande” e trabalho em uma agência que tem ganhos diretos ao atrair mais anunciantes para as mídias sociais
Ou seja, é óbvio que não tenho isenção nenhuma. Mas ao contrário de “vender o peixe’, com pitchs decorados e números que não refletem a realidade, tentei puxar o máximo para uma concepção de encarar blogs como uma grande massa, e não encarar 3 ou 4 blogs como mídia de massa.
Em minha defesa quanto ao “levar o debate para temas de picuinhas” como posts patrocinados e credibilidade, deixei na mão do Claudio Rocca as perguntas da platéia. Foram cerca de 30. Foram umas 15 só sobre isso. Outras 5 perguntando sobre a validade da ação da Melissa com a MariMoon.
O Jeff trabalha com isso diariamente. E também não é isento. Não é possível que ele não conheça os números que dão o “tamanho do peixe” que podia ser vendido. Temos uma dezena de blogs com mais de 5 mil visitas / dia. E o resto de micro-audiências. Aí falam de audiência x relevância mas não se ligam no trabalho e no custo de mapear isso tudo, para fazer ações que sejam adaptadas para cada blog de maneira relevante para o seu público. Temos cases interessantes no papel. Mas quando os números aparecem, fazem qualquer um broxar.
Não podemos confundir potencial com realidade. Se não vende-se uma coisa que não existe ainda. Transformamos 2008 no “ano da mídia em blogs”. E 2009, 2010. 2011 nos anos de outras coisas, porque blog foi testado e não deu em nada. Vamos com calma, pessoal. Como profissional da área ainda acho que temos muito que experimentar, acertar e errar antes de pedir um lugar no bonde.
E fecho dizendo que não há cases bem estruturados e convincentes para ser apresentados e mostrar o caminho certo de se trabalhar diretamente com blogs. Há erros convincentes. E apresentando isso, pelo menos damos o primeiro passo para construir cases bons.
Mari-Jô Zilveti
Março 13th, 2008 às 6:31 pm
Jeff e povo do SimViral, por ter acolhido nosso escriba: até que enfim alguma crítica decente. Aliás, hoje surgiu uma polêmica sobre a Nike, Riot e blogueiros no BlueBus. Eu pergunto e já perguntei: os blogueiros ficam putos quando se sentem “ameaçados” numa suposta tentativa de compra de suas opiniões. Ok, o autor/redator do e-mail que saiu da Riot pecou por falta de habilidade. Mas quando uma empresa contrata blogueiros-star para falar de um evento, caso da Intel no Campus Party, ninguém questiona. Nada contra essa ação. Aplaudo a iniciativa, mas sem hipocrisia, pls! Abraços digitais, Mari-Jô Zilveti http://nomadismocelular.wordpress.com
Wagner “Mr Mason” Martins
Março 13th, 2008 às 6:33 pm
Ah sim, sem deixar de provocar…
“elevado número de acessos”… tá bom, conta outra Jeff. Depois compartilha o log, temos que aprender com esse case sensacional.
É esse tipo de sinceridade que você quer vender pro mercado?
Baunilha
Março 13th, 2008 às 6:51 pm
Primeiro debate da história que o moderador defende seu debate no final. Triste.
jean boechat
Março 13th, 2008 às 6:53 pm
querem a minha opinião? cobro barato, mas agora eu dou de graça para cobrar depois.
existem cases de formas indiretas para se trabalhar com blogs que deram resultados bons. usando a rede de conteúdo do google e entregando conteúdo relevante. agora diretamente? é. talvez tenha. mas ainda é uma incógnita.
quer saber? eu não vi o debate. mas concordo com coisas que o wagner falou. e concordo com algumas coisas que o jeff falou e coisas que eu vi na “cobertura” dos twitters alheios.
acho que tem muita babaquice sendo falada por aí e que realmente perdem-se oportunidades para discutir decentemente o assunto ainda mais diante de um público que é bem diferente de campus party, blogcamps e etc. em parte, público que mete a mão no bolso e paga.
E também é importante salientar que tem muita picaretagem, muitas irresponsabilidades por aí. De amadoras a profissionais. Óbvias e ululantes. Como diria o Rei, “é tão difícil olhar o mundo e ver”.
O #proxxima é um evento importante. isso é fato. Para um determinado público, ele é importantíssimo. E ter a oportunidade de falar lá na frente é uma coisa séria.
É claro que cada um pode opinar e discordar da escolha de participantes aqui e ali. Eu acho que em relação aos painéis de debate, falta gente pra botar fogo ‘de verdade’. ter gente que discorda, que pensa diferente, que questiona. gente que pensa. gente que paga e gente que consome também, por que não?
Estou de saco cheio dessas coisas meio messiânicas do mercado… 200X é o ano do mobile, do orkut, das redes sociais, dos blogs, do second life.
Eu vou começar a pregar: 2008 é o ano da beterraba!
Steffania Paola
Março 13th, 2008 às 6:59 pm
Adoro quando alguém bota lenha na fogueira das vaidades da tal ‘blogosfera’.
Excelentes os seus apontamentos, Mr Mason.
jean boechat
Março 13th, 2008 às 7:05 pm
curiosidade: por que o tag do post é agenciaclick? isso é post pago?
gilsonpessoa
Março 13th, 2008 às 7:25 pm
Na boa, porque não tratar as questões de uma forma mais amigável?
Rafael Ziggy
Março 13th, 2008 às 8:40 pm
Jean!
Nunca fiz um post pago =)
Como você pode observar logo após o texto, a primeira linha em itálico, tem a descrição do autor.
Jeff Paiva é gerente de Social Media da Agência Click.
Geralmente utilizo as tags para botar clientes, agência e outras palavras-chave principais relacionadas. Abraço!
Wagner Martins
Março 13th, 2008 às 9:53 pm
“Debate 2.0″, Baunilha. Tempo em que as pessoas de uma mesa redonda se preocupam mais em saber o que estão falando no Twitter em “real time” do que se concentrar melhor no que os outros participantes estão falando. A palestra do francês sobre “First Life” falava justamente desta esquizofrenia dos tempos modernos.
Hoje o debate é constante, depois você discute com a platéia nos outros meios e passa melhor seus pontos, ou vende melhor seu peixe. Nesse cenário, triste é não ter argumentos (certos ou errados, mas o barato da coisa é conversar).
Jeff Paiva
Março 13th, 2008 às 11:56 pm
Ziggy, obrigado pela acolhida enquanto o site não voltava ao ar.
Mason, meu servidor caiu por que eu sou “fiote” e não tinha largura de banda suficiente para o acesso que rolou. Se quiseres mesmo, te mando os dados.
E pra terminar a parada, aqui tem minha treplica.
Cafa
Março 14th, 2008 às 12:53 am
Excelente post do Jeff Paiva.
Pena que nem todos os profissionais que trabalham com mídias sociais tem essa visão aberta do assunto. Preferem fazer showzinhos a parte para se promover.
Wagner Martins
Março 14th, 2008 às 11:51 am
Cafa, assina seus comentários deixando mais explícito quem você é e que posição você ocupa. Garanto que eles vão ter muito mais peso e vão acrescentar um belo valor ao debate. Talvez você, ao contrário de mim, não goste de se promover. Mas é pela evolução e amadurecimento de nossos negócios, faça esse sacrifício.
Você deve estar acompanhando de perto que esse lance de ser “anônimo” ou “semi-anônimo” e plantar comentários nem sempre gera coisas bacanas.
Cafa
Março 14th, 2008 às 2:18 pm
Wagner, minha opinião é pessoal e não reflete o lugar onde trabalho. Por isso não há motivo para colocar aqui esse tipo de informação.
“Evolução e amadurecimento de nossos negócios”, foi um sarcasmo. Só pode.
Rafael Oliveira
Março 14th, 2008 às 3:19 pm
essa classe de blogueiros é muito comédia!
parece que ninguém gosta de ninguém, um quer ter mais visibilidade do que o outro…e aí um fala merda, o outro retruca. Acaba que ninguém discute nada além de insultos!
mas é engraçado, continuem assim. Ao menos, garantem minha diversão.
Jair
Março 14th, 2008 às 3:26 pm
pior é que os blogueiros acham ser “star” de alguma coisa… hahaha
Baunilha
Março 14th, 2008 às 4:02 pm
Ué Mr. Manson, assina no Bluebus como Mr. Manson e vem falar de alguém que assina aqui como Cafa, como ele fosse um “anônimo”? eita! Vc me chamou de Baunilha na boa, sem reclamações…
Qto ao debate, se as pessoas da mesa estão prestando mais atenção no twitter do q no próprio debate é pq algo de errado tem nessa mesa que não prende a concentração nem de seus debatedores, ou o público. Acho que iremos rodar em circulos nessa discussão, mas como já sei sua opinião por causa do debate, blog de guerrilha, bluebus e no proprio sim viral, deixo aqui a minha.
Tiveram espaço e tempo para mostrar os blogs para o mercado corporativo, ao meu ver, não foi uma boa maneira a que encontraram. Usaram linguagem de blogueiro, falando termos como ‘technorati’ e ’salsinhas’, sem explicar o que significava como se o publico sentado tivesse obrigação de saber isso. Ficou uma conversa de cumadi em cima de um palco coorporativo, tentou até levar a discussão para “panelinhas entre blogs”. Se não acha que blogs são mídias, nem deveria ter aceitado o convite, pois o público estava lá para tomar conhecimento sobre esse mercado, se é relevante fazer um trabalho com blogs, o que já foi feito e como fazer e não estava nem um pouco interessado em saber quem tem mais links no blogblogs, até pq ngm explicou o que isso significa para eles. Não é um blog uma mídia, é qualquer lugar que possui uma audiência relevante para determinado assunto. Se caneca, caneta, porta de banheiro, mica, dirigível, revista são mídias, blogs também são. Cada blogueiro é dono do seu blog.
Rafael Ziggy
Março 14th, 2008 às 5:45 pm
Pessoal, deletei 2 comentários que não acrescentavam em nada na discussão. O conteúdo era totalmente direcionado a uma pessoa a qual redirecionei os comentários, sem revelar seus emails e ip’s para manter a privacidade.
Benson e Arthur,
O espaço aqui é livre pra discussão, mas peço que não levem para o lado pessoal. Para troca de acusações, ofensas e provocações direcionadas a uma pessoa, procurem a pessoa por email, im, telefone ou falem pessoalmente mesmo.
Certo da compreensão de vocês agradeço a participação.
Gfortes
Março 16th, 2008 às 9:47 am
Jeff, acredito que profissionais com foco em redes sociais como vc e eu, MR Wagner e outros aqui deveriam dar mais atenção a um assunto GRAVE. Compra de opinião em blogs é um modelo que agências de propaganda estão querendo impor a força (é bom pro blog que ganha dinheiro e bom pro anunciante que tem certeza que sua mensagem foi passada). Este raciocínio do jabá acabou com as rádios e vai acabar com os blogs também. Sinceramente, achei seu post aqui extremamente superficial. Ao colocar uma template “bunitinha” na apresentação, o moderador (todos moderadores usaram ppt) levanta uma questão muito mais séria do que esse post aqui levantou: O mercado olha para nós blogueiros como miguxos. “Dá 700 reais ali para o garoto e compra a opinião dele”. Isto não foi piadinha não. Vc deveria pensar e falar sobre isso. abs, Gfortes
Gfortes
Março 16th, 2008 às 9:55 am
Seria interessante uma apresentação sobre, como vc coloca, “por que anunciar em blogs – ou outra ferramenta de social media – é relevante para um certo cliente, qual o retorno, audiência x segmentação, métricas, etc.”
E a platéia inteira pensando: “putz, pq este miguxo tá falando isso aí na frente? o modelo é tão simples:
1. fazer um filme engraçadinho,
2. pagar para o Kibe Loco postar como se tivesse gostado do filme,
3. conseguir 100 mil views
4. pagar de moderno para o cliente.
5. resolvido o “viral”, voltamos ao que interessa BVzão de mídia
6. UHUUUUUUUUU”fecha aspas.
abs
Benson
Março 17th, 2008 às 5:16 am
O modelo poderia ser outro, Fortes:
1. dar uma de romântico (ou maldito) da publicidade…
2. gastar uma nota com ações de guerrilha que, quando arrebentam com a boca do balão, são citadas nos blogs da Espalhe ou aparecem no Jornal da Cultura.
3. não conseguir 5 mil views.
4. perder o cliente para a Riot!
5. difamar a concorrência com pretextos “éticos”, dignos de alguém que adora uma “emboscada”.
6. BUÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!
Gfortes
Março 17th, 2008 às 12:31 pm
Legal, Benson. Eu perdi algum cliente? Conta aí qual foi para a gente saber quem, além da Nike, está comprando post em blog.
abs
Flavio V.
Março 17th, 2008 às 5:14 pm
Gustavo,
Chorou, parou.
Evandro F.
Março 18th, 2008 às 2:26 am
o pior é que essa brincadeira toda tá dando dinheiro
Rafael Ziggy
Março 18th, 2008 às 8:58 am
Mais um comentário desnecessário que não acrescentava em nada na discussão retirado e redirecionado ao envolvido.
Calma pessoal!
R. Rocha
Março 18th, 2008 às 8:14 pm
Desculpe, Ziggy…… mas n entendi o que havia de tão mal no comentário anterior que fosse motivo para censurá-lo.
A Espalhe gosta de alegar que a concorrência paga por posts. O q há de errado então em dizer q a Espalhe trocou posts por uísque quando promoveu a festa do Copo Vermelho?
Salvo engano, a “confirmação de ingresso”(ou algo assim, não lembro direito) era trocado por um selo nos blogs dos participantes ou por posts sobre o evento, certo?
Benson
Março 20th, 2008 às 1:19 am
Boa, Rocha!
O telhado de vidro da Espalhe não é novidade para ninguém.
Rafael Barros
Março 25th, 2008 às 9:42 am
Benson,
Nunca mostre o ponto fraco de ninguém isso só te queima, se você identificou falhas. Faça seu bench-marketing e crie sua empresa ideal. Oras bolas….
Café, Insônia e Nenhuma Criatividade » Blog Archive » Sobre blogs, dinheiro e pessoas.
Abril 13th, 2008 às 11:03 pm
[…] Ok, pode-se ganhar dinheiro com posts patrocinados, adsense, sei lá…acho que é um papo saturado, e esse sentimento pode ser bem sentido nesse post do Sim Viral. […]